terça-feira, 20 de setembro de 2011

CALEB DUARTE & MIA EVE ROLLOW



Cleb Duarte nasceu no México em 1977

Mia Eve Rollow nasceu em Chicago em 1984


Caleb Duarte y Mia Eva Rollow  conheceram-se em 2008 enquanto estudavam no Art Instituto de Chicago. Após o seu primeiro semestre estudando, Rollow sofreu um acidente de automóvel ficando paralitica da cintura para baixo, regressando novamente aos seus estudos após sete meses de recuperação.
Com esta nova realidade, Rollow começou a explorar um novo comportamento resultado da mesma, colocando de parte as barreiras impostas entre a arte e a vida, o que rápidamente levou a criar tendo como base o corpo com objecto escultural, levando suas acções para espaços públicos e privados.

Por outro lado o trabalho de Caleb Duarte resulta da exploração de ideias sobre a problemática da imigração global, do corpo em relação à arquitectura e das ideias e ilusões sobre o conceito de casa.
Estas perfomances escultóricas foram levadas a cabo nas Honduras e Chiapas México, com crianças trabalhadoras que vivem no centro da cidade do México e com as povoações recentes de imigrantes que actualmente vivem no estdo da California.

A obra apresentada para o Lonarte 11 da autoria de  Rollow e de Caleb Duarte resulta da criação de uma série de dez acções que desenrolam nos desertos da California nos Estados Unidos e no Norte América. Os temas abordados  relaconam-se com a migração, com a mobilidade física e social e com os movimentos primários dos animais feridos.

Mia explora também os poderes que estão por de trás  da entrega, da vulnerabilidade e da aceiptação, enquanto se move através de uma nova vida sentindo uma maior atracção gravaticional em relação ao centro da terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário